• Home
  • Mil Grau
  • Câmara de Matozinhos abre nova CPI para apurar supostos desvios na Secretaria de Obras

Câmara de Matozinhos abre nova CPI para apurar supostos desvios na Secretaria de Obras

CPI do OBRAS apura desvios na ordem de R$ 17 milhões em contrato com a AMAV – Associação dos Municípios da Microrregião do Rio das Velhas
Capa do plano de governo em que a atual prefeita era vice do ex-prefeito Antônio Divino
Capa do plano de governo em que a atual prefeita era vice do ex-prefeito Antônio Divino

Uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito investiga um desvio de aproximadamente R$ 17 milhões de reais da Prefeitura de Matozinhos. A CPI foi instaurada através do pedido do vereador Edson Barros, conhecido como Edinho do Ferro-velho (PROS), após receber várias denúncias sob a alegação de que a prefeitura estaria “gastando muito dinheiro com a AMAV”. O valor gasto nos últimos dois anos é quatro vezes mais do que em mandatos anteriores. O contrato que deveria ser para contratação de serviços emergenciais, foi usado para aquisição de produtos, desvio de finalidade e suspeita de superfaturamento.

A AMAV é uma instituição que foi criada para oferecer equipamentos e realizar serviços emergenciais para os municípios associados. A associação intermedia contratações entre prefeituras e prestadores de serviço e em troca, recebe 4% de todo o valor faturado. A suspeita de irregularidades com a associação partiu após inúmeras denúncias recebidas pela Câmara Municipal dos altos valores gastos com a entidade e para serviços que não estão descritos na sua finalidade.

A associação deveria prestar apenas contratações emergenciais e a CPI apurou que nenhum dos serviços contratados foram de caráter emergencial. Os produtos que a prefeitura contratou via associação, deveriam ter sido feitos via Licitação, o que caracteriza imediatamente crime de responsabilidade cometido pela Prefeita da cidade. Para se ter uma ideia da gravidade, apenas uma empresa de Jaboticatubas, recebeu da Prefeitura de Matozinhos quase 3 milhões de reais, sob a justificativa de aluguel de máquinas e caminhões em 2022. As planilhas de prestação de contas apontam que esses veículos alugados, trabalharam todos os dias do ano, com uma média de 08 a 10 horas por dia, inclusive feriados, sábados e domingos.

Segundo o vereador Edinho do Ferro Velho, Secretário da CPI, a prefeita da cidade e o seu vice precisam explicar cada centavo gasto. “Não temos comprovação de serviços prestados, gastos astronômicos. E nunca ninguém nos esclareceu nada, absolutamente nada”, afirma o vereador. Logo após início da CPI, o então Secretário de Obras pediu exoneração do cargo.

De acordo com o relator da CPI, vereador ítalo Borges, a prefeitura adquiriu produtos de forma indevida. Empregou recursos da cidade de forma errada e isso é crime de responsabilidade. “Houve crime de responsabilidade. Porque não fizeram licitação? Já temos documentos suficientes que comprovam diversas irregularidades entre a Prefeitura e a AMAV. Se a CPI acabasse hoje, tenho a certeza de que a Zélia e o Vinícius terão um grande problema com a Justiça”, concluiu.

Processo de Cassação

A Prefeita da cidade Zélia Pezzinni (MDB) e seu vice Vinicius Araújo podem a qualquer momento serem cassados, através de um outro processo em tramitação na Câmara Municipal por falta de respostas aos vereadores e os crimes de responsabilidade identificados na CPI do Pó. Segundo o Regimento Interno da Câmara é necessário 2/3 dos votos dos vereadores para cassação da chapa eleita em 2020.

Da redação com Jornal Hoje Em Dia

DESTAQUES

Veja Mais

VEJA MAIS

VEC vence Porto Velho de virada, mas é eliminado do Campeonato Rondoniense 2024

A Locomotiva recebeu o Vilhena no estádio Aluízio Ferreira na tarde desta quarta feira, 15,…

Árbitros de Rondônia irão trabalhar no clássico Paulista pelo Brasileirão neste final de semana

A partida entre Mirassol e Ituano pela 6ª Rodada do Brasileiro da Série B, terá…

Hozébio Matheus comemora o seu aniversario na presença da família e dos amigos

Nesta terça feira fria em Ariquemes o pioneiro Hozébio Matheus comemorou em sua residência o…