• Home
  • Mil Grau
  • Morre ex-ministro da ditadura militar indicado duas vezes ao Nobel da Paz

Morre ex-ministro da ditadura militar indicado duas vezes ao Nobel da Paz

Morreu nesta quinta-feira (29) em Belo Horizonte o ex-ministro da Agricultura e produtor rural Alysson Paolinelli, aos 86 anos. Paolinelli ainda exercia a presidência da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), que, por meio de nota publicada nas redes sociais, informou o falecimento.

O produtor rural, que estava internado há um mês em consequência de uma cirurgia no fêmur, viveu o auge da sua história polícia ao assumir a Agricultura entre 1974 e 1979 durante o período da ditadura civil-militar no governo de Ernesto Geisel.

Em 2021, o ex-ministro foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por causa dos serviços prestados ao combate à insegurança alimentar. Para o Nobel, Paolinelli contribuiu para o desenvolvimento sustentável, dando força para maior oferta de comida, contribuindo para redução do custo da alimentação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Confira a nota da Abramilho:

” É com profundo pesar que a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) lamenta o falecimento do ex-ministro Alysson Paolinelli, ocorrido no dia 29 de junho de 2023. Paolinelli foi uma figura ímpar no campo da agricultura brasileira, deixando um legado significativo para o setor. Sua trajetória exemplar como engenheiro agrônomo, pesquisador e líder inspirou gerações de profissionais e contribuiu de forma inestimável para o desenvolvimento agrícola do país. Como Ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, Alysson Paolinelli desempenhou um papel fundamental na implementação de políticas que impulsionaram o crescimento e a modernização da agricultura brasileira. Sua visão estratégica e compromisso com a pesquisa, ciência e tecnologia foram fundamentais para transformar o Brasil em uma potência agrícola. Além de suas realizações no campo político, Paolinelli também foi reconhecido internacionalmente. Seu trabalho incansável no estudo do potencial agrícola do Cerrado e seus esforços para promover a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável foram premiados com o World Food Prize, em 2006.”

DESTAQUES

Veja Mais

VEJA MAIS

TBT: Cruzeirense ostenta paixão pelo clube com “rapomóvel” em Ariquemes-Rondônia

Ao menos no que se trata de Rondônia. Mais especificamente estamos falando do fisioterapeuta, Adriano…

Porto Velho vence e chega pela terceira vez consecutiva na final do Rondoniense

A Locomotiva venceu o Barcelona nesta quarta-feira no estádio Aluízio Ferreira pelo placar mínimo de…

A jornada de Amália Mendes Costa: da paixão pela moda ao orgulho de criar histórias com suas peças, em Ariquemes

Amália Mendes Costa, estilista de 37 anos, formada em designer de interiores, esposa, mãe, empreendedora,…