O TJ-RO (Tribunal de Justiça de Rondônia) concedeu nesta segunda-feira, 23/12, um habeas corpus em favor de Lourival Júnior Lopes, ex-secretário da Secretaria Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL).
O habeas corpus revogou a prisão preventiva de Júnior Lopes, alvo da operação denominada de “Dionísio” deflagrada pelo Ministério Público e que levou à prisão do ex-secretário na 2ª fase das investigações.
A Operação Dionísio que deixou Junior Lopes 10 dias preso, tem como foco a apuração dos crimes de contratação direta ilegal, peculato na modalidade desvio, frustração do caráter competitivo de licitação, fraude em licitação ou contrato e de falsidade ideológica.
Conforme a investigação, nesta fase, todos os atos lesivos foram praticados por meio da celebração de Termos de Fomento e de parcerias visando a realização dos eventos festivos no Estado de Rondônia, como a Expoviola Edição 2023, a Expovel Edição 2023, e a Expovel Edição 2024.
SEM VOLTA
Preso na sexta-feira (13), Junior Lopes que nega todas as acusações, que pesa contra ele, e tem declarado ser inocente e nada fez de ilegalidade, ou de favorecimento próprio, foi exonerado no mesmo dia pelo governador Marcos Rocha do cargo de secretário da SEJUCEL.
Por LS Esporte