STF rejeita recurso de Dallagnol contra cassação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, rejeitou nesta quarta-feira (28) o pedido do ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) para suspender os efeitos da decisão que cassou seu mandato na Câmara e para determinar seu retorno imediato ao cargo.

O ex-deputado foi cassado em maio por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte entendeu que houve fraude quando ele deixou o cargo de procurador para disputar as eleições, pois haviam pendência em procedimentos administrativos contra ele.

A perda de mandato foi confirmada em 6 de junho pela Câmara dos Deputados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

O ministro já havia negado o pedido de liminar feito pela defesa de Dallagnol para retornar à Câmara. Na decisão mais recente, Toffoli negou andamento do pedido. Ele entende que não houve “ofensa aos princípios da segurança jurídica, da confiança ou da anualidade eleitoral”.

“Conclui-se, portanto, que a fraude, em suas variadas faces e matizes — seja na votação, na apuração, ou no registro de candidatura, atrelada à burla do regime de inelegibilidades subjacente à tutela dos valores preconizados pelo art. 14, § 9º, da Carta Magna — vem sendo discutida e enfrentada nas lides eleitorais com vistas a manter e resguardar a legitimidade, a normalidade, a moralidade e a higidez da competição eleitoral”, disse o ministro na decisão.

A defesa de Dallagnol havia argumentado que a suspensão da decisão do TSE era necessária porque teriam sido “violados os princípios do pluralismo político e o Estado Democrático de Direito, a igualdade de chances, a soberania popular, o sistema proporcional, a legalidade e o princípio da separação de poderes”.

DESTAQUES

Veja Mais

VEJA MAIS

Da Quadra da Escola aos Pódios Estaduais

Na escola Monteiro Lobato, o interclasse é um evento esportivo que acontece todos os anos,…

Vem aí os jogos da Segurança Pública do Vale do Jamari

Está aberta as inscrições dos Jogos da Segurança Pública do Vale do Jamari 2025. São…

Ex- jogador do Palmeiras reforça o Ji-Paraná com experiência e faro de gol

O Ji-Paraná ganhou um reforço de peso para a sequência do Campeonato Rondoniense. Aos 32…