Programado para ter início nesta sexta-feira, 29/09, ás 20hs, o maior evento esportivo dos municípios de Rondônia, os Jogos Intermunicipais (JIR), foi suspenso no final da tarde desta quarta-feira (27). O anúncio foi feito pelo secretário da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), Júnior Lopes, através de grupos de WhatsApp criados para troca de mensagens e informações do evento,
O secretario ressaltou a necessidade da suspensão do início jogos e uma nova data será posteriormente remarcada para a disputa das competições. A SEJUCEL irá divulgar uma nota de esclarecimento.
De acordo com as informações, Junior Lopes teria avisado os gestores municipais através do grupo de WhatsApp, alegando a “impossibilidade do setor hoteleiro” em razão da alta quantidade de eventos em Porto Velho e culpou a crise aérea e cancelamento de voos.
Segundo alguns gestores, ouvidos pelo LS Esporte, e pediram para não serem identificados, não acreditam e relataram que, na prática, o titular da SEJUCEL, deixa transparecer que a capital, Porto Velho não tem hotel suficiente para hospedar cerca de 3.000 atletas, que estariam divididos em dois grupos nos 12 dias da competição.
“A frustração maior ainda é dos atletas, principalmente daqueles que pediram férias neste período, outros solicitaram dispensas das empresas, sem falar dos que vêm de fora do Estado, na esperança de participar desse grande evento, e estão perguntando, como vão ficar, a desolação é sem tamanho”, disse um gestor.
O anúncio do secretário pegou de surpresa os 22 municípios que estão confirmados para o JIR deste ano a se realizar na capital do Estado. As prefeituras já haviam comprado uniformes, licitado transporte e emitido diárias para os servidores acompanharem as comissões técnicas.
O prejuízo é maior ainda para a prefeitura de Porto Velho, que para sediar o JIR, segundo a secretária da SEMES, Ivonete Gomes, realizou reforma em suas quadras de esporte, ginásio Eduardo Lima e Silva (DUDU), a vila olímpica Chiquilito Erse (PADRÂO). Além disso, já haviam sido emitidas passagens para atletas e o conjunto da seleção brasileira de ginástica artística, assim como iniciado a montagem de palco, arquibancada e aparelhagem de som no campo da vila olímpica.
“Não sabemos o que vamos fazer ainda. Mas todos fomos pegos de surpresa com essa atitude da SEJUCEL. Antes de emitir passagens e fazer os contratos para abertura, ainda questionei a SEJUCEL se realmente o JIR aconteceria na data marcada. Me disseram para fazer meu papel. Eu fiz e olha aí o que aconteceu”, disse a secretária da SEMES Ivonete Gomes.
O JIR – Jogos Intermunicipais de Rondônia, seria realizado no período de 29/09 sexta-feira) a 11/10 (quarta-feira), e Porto Velho receberia pela primeira vez o maior evento esportivo dos municípios do Estado.