O atacante Ricardinho foi morto na noite da última segunda-feira, dia 7, em Marituba, na região metropolitana de Belém, no Pará. Ele pertencia ao Remo, clube no qual foi revelado, e estava em fase final de recuperação de uma cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho.
Além do jogador, outros dois homens (Daivison Lucas da Silva Braga e Flávio Jesus de Souza) foram mortos na ação criminosa. Segundo testemunhas, Ricardo Emanuel Alcantara Paiva , conhecido como Ricardinho, e Flávio eram amigos. Eles estavam sentados após uma partida de futebol que ambos jogavam em uma arena próxima quando surpreendidos por um carro preto, no qual um dos ocupantes fez vários disparos que atingiram a dupla, além de Daivison. As vítimas morreram no local.
Em nota, a Polícia Civil informou que equipes da Divisão de Homicídios apuram o caso e que perícias foram solicitadas para auxiliar nas investigações. Confira a íntegra:
“A Polícia Civil do Pará informa que equipes da Divisão de Homicídios apuram o caso. As vítimas foram identificadas como Daivison Lucas da Silva Braga, Flavio de Jesus de Souza e Ricardo Emanuel Alcantara Paiva. Perícias foram solicitadas para auxiliar nas investigações. Informações podem ser repassadas ao Disque-Denúncia, pelo 181”.
Carreira
Atacante que jogava pelas pontas, Ricardinho foi um dos destaques do sub-20 do Remo em 2022, com sete gols em 18 jogos. O desempenho fez com que o jogador fosse integrado ao elenco profissional no começo de 2023, ficando de fora da Copa São Paulo de Futebol Júnior daquele ano.
Na mesma temporada, ele estreou em um clássico contra a Tuna, pelo Campeonato Paraense, entrando no segundo tempo. A oportunidade no time titular apareceu nas duas partidas seguintes pelo estadual, contra Tapajós e Castanhal. Depois disso, o atacante perdeu espaço e no segundo semestre foi emprestado para o Santa Rosa-PA, para disputar a Série B1 Paraense.
No Macaco-prego, Ricardinho fez seis jogos e participou da campanha de acesso da equipe para a elite do Parazão. Em 2024, o jogador foi novamente emprestado, desta vez para o Rio Branco-SP, clube da Série A-4 Paulista. Em março, ele sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho, e retornou ao Remo.
No time azulino, ele estava na reta final do tratamento da lesão e havia a expectativa que fosse liberado oficialmente aos treinos em até três semanas, integrado ao time profissional e avaliado pela comissão técnica se seria aproveitado ou novamente emprestado.
Nas redes sociais, o Remo prestou condolências a familiares e amigos do jogador. Santa Rosa-PA e Rio Branco-SP também se manifestaram.
Remo
Santa Rosa-PA