O Campeonato Rondoniense Série – A, marcado para ter início dia 17 de fevereiro, inicialmente definido com a participação de sete clubes, ainda poderá sofrer mudanças na tabela de jogos da competição. Isso caso o Real Ariquemes seja punido por desrespeitar e infringir as normas, regras e estatutos que regem o futebol.
A situação ocorre em razão do Real Ariquemes ter sido repassado para outras pessoas que constituíram uma nova diretoria, porém a documentação está em desacordo com o estatuto do clube e teria que ser corrido conforme análise do departamento jurídico da FFER.
A “nova diretoria” do clube que desde o início do processo tem sido representado por um advogado, resolveu acionar a justiça comum para pleitear o que entende ser direito do seu cliente, o Real Ariquemes, ingressando primeiro com um pedido da senha da Gestão Web do Clube, tendo a sua petição indeferida pela justiça, com um prazo para regularizar a documentação. Não satisfeito e ignorando o processo legal que seria via a justiça desportiva, voltou a justiça comum na terça-feira (9) na comarca de Ariquemes, e desta vez, com uma ação de pedido de intervenção na presidência da entidade estadual.
Em ofício da CBF encaminhado a FFER, deixa claro que, o ingresso com ação na justiça comum contra a entidade, atenta contra as decisões autônomas e soberanas de sua Assembleia Geral e tentando impor interferência externa em sua gestão, poderá ser imediatamente desligado das competições disputante.
A FFER deve convocar nos próximos dias uma assembleia pra reforçar as determinações aos clubes. Enquanto isso, está sendo analisado as punições que poderão serem aplicadas ao Clube Real Ariquemes.
O clube através de seu representante já admitiu serem sabedores quando decidiram partir para a justiça comum do risco da punição, mas não aceitarão uma decisão contraria aos seus interesses, e poderão se necessário recorrer até a FIFA, declarações do advogado do Real Ariquemes.
BRASILEIRO FEMININO A2
O Real Ariquemes que de forma fantástica entrou para a história como o primeiro clube de futebol de Rondônia, a conquistar vaga na elite do futebol brasileiro, com o futebol feminino, e projeção nacional, pode ficar apenas na memória do torcedor.
Pois, caso seja punido, Rondônia perde a vaga no Brasileiro Feminino A2, que tem o clube do Vale do Jamari na disputa da competição nacional este ano, depois de ter sido rebaixado da Série A1 em 2023.
Com isso, frustrando o sonho de muitas jogadoras que prospectavam no Real Ariquemes uma oportunidade de realizarem o sonho e projeção na disputa do Brasileiro Feminino A2.
CAINDO NO RANKING
O futebol rondoniense é o 20ª no ranking de federações feminino, e a não participação do Real Ariquemes no Brasileiro Feminino A2 deste ano (2024), poderá perder essa posição, em razão da “nova diretoria” levar o clube a ser punido e perder o direito de disputa nas competições, assim também caindo no ranking de clubes feminino.
LS Esporte/ J.Lima