O prefeito Léo Moraes enviou à Câmara de Vereadores o projeto de lei complementar 1553/2025, que prevê a redução do número de secretarias de 16 para 12. A proposta inclui mudanças estruturais significativas, como a fusão de secretarias e a extinção de agências municipais, buscando promover economia, eficiência e capacidade de investimentos. Segundo Léo Moraes a medida é parte de um esforço para reduzir o tamanho da máquina pública e otimizar a gestão municipal.
A reforma administrativa, já aprovada pela Câmara, foi construída em colaboração com o Executivo, que contou com o apoio dos vereadores na aprovação da matéria. “Temos uma grande responsabilidade e a população anseia por mudanças. Para transformar nossos compromissos em ações reais, é necessário planejar e modernizar os processos, utilizando novas ferramentas de gestão”, afirmou o prefeito.
FUSÃO E NOVA DENOMINAÇÃO
Com a reestruturação reduz o número de secretarias e cria novas pastas, além de extinguir algumas agências municipais. Entre as fusões, o esporte e lazer se integra ao turismo e foi criada a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, o que significa a extinção da SEMES – Secretária Municipal de Esporte e Lazer.
A Fundação Cultural que trata da cultura no município, deve ser integrada a nova secretária, a qual o prefeito anunciou e deu posse até então presidente da fundação, Antônio Alves Ferreira.
A proposta de reforma foi apresentada em uma sessão extraordinária e aprovada por unanimidade pelos vereadores. O projeto teve a contribuição de Fabio Cammarota, consultor especializado em gestão pública, que realizou um estudo para identificar as necessidades e deficiências administrativas do município.
Por LS Esporte