Finalmente chegou o tão esperado 200 anos de Matozinhos, 23 de agosto de 1823, data em que o povoado formado em torno da capela do Senhor Bom Jesus, edificada no local onde fora descoberta uma imagem do santo, entre ruínas de antigo acampamento de bandeirantes perdidos, foi elevado a categoria de Freguesia pela coroa portuguesa que era o mesmo que distrito.
Para entender o que era uma Freguesia em Portugal, segundo estudos e livros, na época, “freguesia” e “paróquia” eram sinônimos, não havendo uma estrutura civil separada da estrutura eclesiástica, ou seja, era o que definiam os limites territoriais dos povoados em torno de igrejas católicas, desde a idade média, havendo mudanças como passar dos anos e com a queda do império português no Brasil.
O povoado que passou a ser reconhecido como Freguesia do Senhor Bom Jesus de Matozinhos e, depois, formalmente, Distrito, pertenceu sucessivamente a Sabará, Santa Luzia e Pedro Leopoldo (1923) e, somente em 1º de janeiro de 1944 foi elevado a Município, com o nome de Matozinhos, tendo Capim Branco e Prudente de Morais como distrito, sendo elevado a Sede da Comarca em junho de 1955, com os dois distritos elevados também a município.
A comemoração de aniversário da cidade na data de 23 de agosto, se dá pelo fato da emancipação ser na virada de ano e, neste caso, Matozinhos completa 80 anos como município. Vale observar que todas as cidades da região comemoram sua emancipação.
Parabéns Matozinhos e aos matozinhenses pela existência e resistência!
Da redação