Luto: jornalismo esportivo perde Silvio Luiz, Antero Grego e Apolinho

Da noite de quarta-feira (15/5) para quinta (16/5), três referências da cobertura jornalística esportiva faleceram

O mundo do esporte, em especial do jornalismo esportivo, sofreu um duro baque entre a noite dessa quarta-feira (15/5) e a manhã desta quinta (16/5). Em menos de 24 horas, três grandes referências da área faleceram. Washington Rodrigues, o Apolinho, aos 87 anos, Antero Grecco, aos 69, e Silvio Luiz, aos 89 anos, morreram.

Antero Grego:

É impossível ser fã de futebol no Brasil e nunca ter sido impactado pela dupla Antero Greco e Paulo Soares, o Amigão, nas noites de SportsCenter, na ESPN, que marcaram uma geração. Com profissionalismo ímpar, eles entregaram, por mais de duas décadas, a descontração e a espontaneidade na mesma medida. Nesta quinta-feira, 16 de maio de 2024, o jornalismo esportivo brasileiro perdeu Antero, vítima de um tumor no cérebro aos 69 anos. A morte foi confirmada pelo blog do jornalista Juca Kfouri, no Uol e pela Folha de São Paulo.

A doença foi diagnosticada em junho de 2022. Inclusive, em setembro do ano do diagnóstico, Antero passou mal ao vivo, durante o SportCenter. Ele passou por duas cirurgias e sessões de radioterapia e quimioterapia, chegando a voltar aos estúdios para trabalhar. Mas o quadro evoluiu negativamente nos últimos meses, a ponto de ficar irreversível, como contou Amigão em uma emocionante coluna ao Uol na última sexta-feira (10).

– Amigos, infelizmente o meu grande amigo e de todos nós Antero Greco está em seus dias finais. Tumor cerebral. Lutou desde junho de 22, mas agora não há mais o que fazer. Está no Mirante da Beneficência Portuguesa. Dorme um sono profundo, sereno. Não acorda e não fala mais. Se alimenta por sonda. Sinais vitais ainda respondem bem. Hoje [sexta] fui com Alex Tseng, João Simões e Roberto Salim me despedir dele. Muito triste e difícil. Imaginávamos ainda voltar à bancada do SportsCenter. Nosso sonho acabou. Vamos enviar luz e paz para que seja uma passagem tranquila. Um amigo doce, querido, divertido e muito inteligente. Antero, my friend, seu cabeçudo, acorda! – escreveu Paulo Soares.

Washington Rodrigues, o Apolinho:

O jornalista e ex-técnico do Flamengo Washington Rodrigues, conhecido como Apolinho, morreu na noite de 4ª feira (15.mai.2024) aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde tratava um câncer. Apolinho tinha passagens pela Rádio Globo, Rádio Nacional e Rádio Tupi. Durante sua carreira de comunicador, criou diversos bordões em suas transmissões. Entre os mais famosos estão: “Briga de cachorro grande“; “Chocolate, que indica uma goleada”; “Mais feliz que pinto no lixo”; e “Capinar sentado”.

Apolinho era torcedor do Clube de Regatas do Flamengo e treinou o clube na temporada de 1995. Na ocasião, ele levou o Flamengo ao vice-campeonato da extinta Supercopa Libertadores, com uma derrota por 2 a 1 para o Independiente, da Argentina. Depois de deixar o cargo de treinador em 95, retornou ao clube por mais 1 ano em 1998, como Diretor de Futebol do rubro-negro. Em nota publicada em seus perfis nas redes sociais, o Flamengo prestou homenagem ao ex-treinador….

Silvio Luiz:

O narrador Silvio Luiz morreu nesta quinta-feira (16), aos 89 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o dia 8 de maio. O narrador sofreu um derrame enquanto trabalhava na transmissão digital da Record em Palmeiras x Santos, final do Campeonato Paulista, há mais de um mês.

Ainda segundo o comunicado assinado pelos médicos Roberto Betti e Haggeas da Silveira Fernandes, diretores do Hospital Oswaldo Cruz, Silvio Luiz morreu às 9h40 desta quinta-feira, em decorrência de falência múltipla de órgãos

O que aconteceu
Desde a final do Paulistão, o narrador foi internado duas vezes. Ele foi hospitalizado no dia da decisão do Estadual, se recuperou e voltou para casa poucos dias depois. Depois de um mal estar em casa, voltou a ser internado. O quadro piorou na semana passada e ele estava na UTI desde a última quarta-feira. Silvio Luiz era um dos narradores mais famosos do Brasil e fez história com bordões como “olho no lance”, “pelo amor dos meus filhinhos” e “pelas barbas do profeta”. Desde 2022, o narrador vinha sendo a voz das transmissões digitais do Paulistão da Record no portal R7 e no PlayPlus, ao lado dos humoristas Bola e Carioca. Silvio Luiz começou como repórter de campo, mas ganhou notoriedade nas narrações. Ele trabalhou no SBT, na Band, na RedeTV! e na Record TV.

Por Alexandre Jabá

 

DESTAQUES

Veja Mais

VEJA MAIS

Clubes confirmam participação no Rondoniense Sub-11, Sub-13 e Sub-15

O departamento de Competições da Federação de Futebol do Estado de Rondônia recebeu a confirmação das…

Manaus vence o Porto Velho mas a Locomotiva segue no G-4 na Série D

O Gavião conquistou um importante resultado na briga por classificação ao mata-mata da Série D do…

Mais de 100 atletas disputam Etapa Nacional de Beach Tennis em Porto Velho

Ao total, 124 atletas se inscreveram nas disputas da etapa Track&Field Open de Beach Tennis…