Gustavo Moraes Araújo, um jovem zagueiro de apenas 12 anos, capitão da equipe sub-12, está se destacando no Fluminense, um dos maiores clubes de futebol do Brasil. Natural de Costa Rica-MS, Gustavo se mudou com a família para Xerém (RJ) em busca do sonho de se tornar um grande jogador e, devido à dedicação e talento, já é considerado um exemplo dentro do clube.
Em agosto de 2022, Gustavo e a família tomaram uma decisão corajosa: abandonar tudo em Costa Rica para buscar o sonho de Gustavo no futebol. “Viemos para Xerém quando ele tinha 10 anos, em busca desse sonho. Estamos acompanhando de perto esse processo desde então”, conta Lara Prado, mãe de Gustavo.
Desde pequeno, Gustavo sempre mostrou paixão pelo futebol, acompanhando o pai, Valtinho, ex-jogador profissional, em jogos e treinos. “Ele é um exemplo para Gustavo, tanto no talento quanto na humildade, liderança e responsabilidade,” diz Lara.
Gustavo já jogou em diversos clubes e, ao participar de um torneio em Mineiros, chamou a atenção e começou a jogar pelo Independente, em Rio Verde (GO). Na primeira competição pelo time, ele se destacou, fez testes em outros times até ser descoberto pelo Fluminense.
Após ser convidado para uma avaliação em Xerém, Gustavo foi aprovado e, em agosto de 2022, a família se mudou definitivamente para acompanhar sua jornada.
“Estamos muito orgulhosos da dedicação e evolução que ele vem adquirindo. Sabemos que é apenas o começo, mas estamos no caminho certo,” afirma a mãe.
Em 2023, Gustavo encerrou a temporada com 12 gols e 5 assistências, jogando como zagueiro. Em 2024, ele já marcou 5 gols e fez 3 assistências no primeiro semestre.
Recentemente, foi campeão do Campeonato Metropolitano Sub-12, vencendo o Flamengo por 2 a 0 em Xerém. “Ele se sente muito orgulhoso com esse título, especialmente porque perderam três finais anteriores nos pênaltis, inclusive duas para o Flamengo,” destaca Lara.
Gustavo é descrito como uma criança tranquila, responsável e com um grande espírito de liderança. “Ele é muito bem visto por todos pelo respeito e humildade que demonstra,” diz o pai, Valtinho. Que também ,arcou história no futebol profissional, sendo campeão pelo VEC e Real Ariquemes, ambos de Rondônia. Foi considerado um dos melhoras volante do futebol do Norte do Brasil.
“Estamos felizes porque ele está realizando o sonho dele, e nós estamos acompanhando de perto. Ele está jogando bem, mantendo uma regularidade muito boa. Time grande é assim, todo dia chega um jogador bom do Brasil todo, e Gustavo continua focado e mantendo sua posição,” complementa.
Para Gustavo, seu objetivo é claro: representar o Brasil e orgulhar ainda mais a cidade natal. “É uma sensação boa ter ganhado o campeonato, sensação única. Vou continuar trabalhando, me esforçando com foco e determinação. Tenho orgulho de representar minha cidade e, se Deus quiser, ainda vou dar muito orgulho para Costa Rica,” finaliza.
Valtinho, campeão rondoniense em 2018 pelo Real Ariquemes. “Filho de peixe, peixinho é”.
Fonte: MS Todo Dia e Plantão Esportivo
Fotos: Arquivo Pessoal