A população de Porto Velho e todo o Estado de Rondônia vive um momento a típico por conta dos efeitos climáticos, provocando uma seca extrema, que se agrava com a falta de chuvas significativas há 90 dias. A estiagem prolongada tem intensificado as queimadas e incêndios florestais, com o mês de agosto registrando 4,5 mil focos de calor. No período de janeiro a agosto de 2024, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) contabilizou 6.719 focos no estado.
Diante desse cenário alarmante, a Federação de Futebol do Estado de Rondônia, sob a presidência de Heitor Costa, anunciou o adiamento da inauguração do Centro de Desenvolvimento do Futebol, que estava marcada para o dia 14 de setembro. A cerimônia contaria com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, mas o adiamento visa preservar a saúde das crianças e de todos os envolvidos no evento.
Essa é a segunda data de inauguração alterada do Centro de Desenvolvimento. A primeira delas era 25 de maio. À época, outra condição climática atrapalhou. O profissional contratado pela CBF, para concluir a instalação do gramado sintético do CT é morador do Rio Grande do Sul, ele acabou sendo um dos milhares de gaúchos atingidos pelas cheias que castigam o Estado e das dificuldades de voos para Rondônia impossibilitaram o deslocamento do profissional até Porto Velho na data prevista.
Em nota, a Federação expressou:
A FFER aguarda e torce para que a situação melhore, permitindo o deslocamento seguro de todos os convidados, incluindo o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, representantes da FIFA e outras personalidades do futebol. Esperamos que a inauguração do tão aguardado CT, que já está totalmente pronto, possa ser realizada no próximo mês de outubro.
Por Aline Rodrigues/ GE
FotoS: FFER