A liderança do Fortaleza na Série A do Campeonato Brasileiro surpreendeu muitos, é bem verdade. Para essa temporada, o clube tem um toque rondoniense na equipe. O clube conta com Bruno Costa, executivo de futebol, com experiência, na Major League Soccer (1ª Liga de futebol dos Estados Unidos para a temporada).
De acordo com análise do GE CE, a campanha do Tricolor do Pici impressiona mais ainda quando se avaliam os aspectos que regem a equipe de Juan Pablo Vojvoda nesta temporada. Seja pela força como mandante, ou pela resiliência em perder poucos jogos, o Laion tem mostrado que pode ir cada vez mais longe.
O rondoniense conversou com o ge.globo/ro sobre o trabalho desenvolvido. Ele ressalta um processo de evolução do clube que vêm antes da chegada dele.
– O Fortaleza vem num processo aí de crescimento. Desde 2017, com acesso pra Série B em 2018, depois o acesso pra série A em 2019 um trabalho contínuo através do nosso hoje CEO, Marcelo Paz, que na época era presidente, Alex Santiago, nosso atual presidente da associação. Estamos passando um momento assim, único na história do clube, onde Fortaleza foi a primeira equipe nordestina a atingir a liderança do Campeonato Brasileiro por pontos corridos no segundo turno – embasa ao ge.globo/ro.
Mais especificamente, as funções de Bruno Costa passam pela montagem do elenco. Com contrato de três anos, Bruno faz parte do processo do planejamento para 2024. Bruno é nascido em Rondônia e passou pelas categorias de base do futebol Rondoniense, no então CFA-RO (Clube de Futebol da Amazônia).
Mas foi nos bastidores do futebol que Bruno Costa se encontrou. Ele tem passagens vencedoras nas categorias de base do Fluminense e no Figueirense e mais recentemente esteve atuando na MLS, Liga dos Estados Unidos. Em 2002, assumiu como Supervisor e Administrador das Seleções de Base da CBF, ficando até 2007, quando foi Campeão Mundial com o Sub-17 e Sub-20, e fez parte do processo do título de Pentacampeão do Mundo pela Seleção principal. Anteriormente, Bruno Costa trabalhava na MLS, Liga dos Estados Unidos.
– Essa montagem de elenco é uma montagem que começou há bastante tempo, é uma montagem que vem de várias janelas. Então fico feliz de estar participando desse momento do clube, com a ajuda de meus companheiros, vários grandes profissionais que a gente tem trabalhando dentro do departamento de futebol. Então conto com a torcida de todos é um processo contínuo como eu disse.
Por Juan Rodrigues/ GE