Entre os dias 29 e 31 de agosto, cinco atletas de Rondônia representarão o estado no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, que será realizado em Las Vegas. Os lutadores Jeferson Marques, Kleber Luiz, Chairo Olímpio, Ângelo Rafael e Caio Rodrigues irão competir, trazendo em suas bagagens títulos e conquistas importantes.
Jeferson Marques, atual campeão brasileiro na faixa roxa, também acumula títulos estaduais e é vice-campeão internacional. Ele treina no Centro de Treinamento Irmãos Olímpio, sob a orientação de Chaise e Chairo Olímpio. Chairo, além de treinador, também competirá no Mundial representando Rondônia.
Chairo Olímpio possui um currículo impressionante, com títulos como Campeão Europeu 2024, Campeão Brasileiro, Campeão Estadual, Campeão Sul-Americano, Campeão Pan-Americano, e Campeão Mundial CBJJE 2021.
Kleber Luiz foi medalha de bronze no Mundial de 2023 na categoria de 88,3 kg. Ele também é campeão brasileiro na categoria master peso médio em 2019 e conquistou o bronze no Campeonato Brasileiro de 2024, além de ter sido campeão sul-americano em 2019.
Ângelo Rafael conquistou o terceiro lugar no Mundial Master de Jiu-Jitsu em 2023. Além disso, é campeão Pan-Americano IBJJF de Jiu-Jitsu 2024, campeão Brasileiro CBJJ 2023 e campeão do Master International Jiu-Jitsu Championship.
Caio Rodrigues, por sua vez, traz uma série de conquistas para o Mundial: é campeão Europeu de Jiu-Jitsu, campeão Sul-Americano, campeão Brasileiro, campeão Estadual e campeão Sul-Brasileiro GI.
Por Aline Rodrigues*/ GE — Porto Velho