O talento de Luan Pereira, de 23 anos, de Ariquemes-RO, foi percebido quando ele ainda estava na categoria de base do Avaí. Esse talento, fez com que ele saísse de da terra dos destemidos pioneiros para alçar voos altos. Tão altos que, logo logo ele poderá tentar realizar um dos maiores sonhos de qualquer jogador de futebol: atuar em uma Copa do Mundo.
Mas para quem pensa que o meia ariquemense vai usar a amarelinha, se engana. Luan, desde 2020 defende a camisa do Sharjah FC, dos Emirados Árabes Unidos, local, que tem o passaporte mais valorizado do mundo segundo levantamento do ranking feito pela Henley & Partners e publicado pelo g1 em 2022.
– É um país que eu cheguei há três anos, que me acolheu muito bem tanto a mim como a minha família. No futebol estou evoluindo e a cada ano mais marcando gols, dando mais assistências e conquistando títulos. Graças à Deus, consegui obter a cidadania esse ano, passaporte, e que em 2025 vou estar apto para jogar pelo país.
No currículo, Luan Pereira têm: duas President’s Cup, uma League Cup e uma Supercopa dos Emirados Árabes Unidos defendendo o Sharjah FC.
Sobre a atuação nesses três último anos, Luan conta um pouco de como foi e sabe que é necessário manter o pé no chão para a evolução continuar.
– Sobre a temporada passada, que ficou marcada por quatro títulos, prêmios coletivos e prêmios individuais, isso é muito bom, porque o clube nunca tinha conseguido esses feitos. Então todos ficaram muito felizes, nós os jogadores, o clube, os fãs. Com certeza, algo que vai ficar marcado para sempre na história do clube. Nessa temporada, que ainda está no começo, a gente está em busca de mais títulos. Claro que, vai ser uma temporada difícil. Os clubes vão vir mais preparados. Sim, somos os atuais campeões, mas não podemos ficar pensando nisso. Temos que jogar, temos que evoluir.
De olho na Copa do Mundo
Luan comemora a conquista da cidadania. Ele conta que foi mais um passo para realizar um dos maiores sonhos: jogar na Copa do Mundo.
– Consegui obter a cidadania esse ano, passaporte para que em 2025 esteja apto para jogar pelo país. Se Deus quiser e a gente se classificando para a Copa 2026, eu poderei representar o país. É uma coisa que eu estava querendo muito e almejava, mais é claro, sempre mostrando muito trabalho.
Sharjah FC
Em nove rodadas, o Sharjah FC ocupa a quarta colocação na Liga do Golfo Árabe com 17 pontos conquistados, sete pontos atrás do líder Al Wasl Dubai, que possui um jogo a mais. Até o final do ano, o Sharjah entra em campo mais quatro vezes.
O próximo desafio será dia 15 contra o Khorfakkan e na sequência encara o Al Ahli, dia 20, o Ajman, dia 24, e fecha o ano novamente contra o Al Ahli, fora de casa, pela Supercopa.
Por Jheniffer Núbia e Juan Rodigues — GE- Ariquemes, RO