Nesta terça-feira (6) ocorreu a eleição para presidente da FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia). Estiveram presentes três ligas e os clubes profissionais, com exceção do Real Ariquemes. Alexandre Casagrande, candidato único, foi aclamado como novo presidente da entidade.
O atual presidente Heitor Costa tem mandato para cumprir até 31 de dezembro de 2026. Em 1 de janeiro de 2027 Alexandre assume a presidência.
Em entrevista após a eleição, o presidente eleito diz como se sente com o resultado e que se acha preparado para o cargo. Casagrande também não deixa de agradecer a confiança que recebeu dos associados.
– Estou muito feliz. Muito grato a todos os associados que depositaram tanta confiança em mim. A gente tem dois anos para a transição e isso vai ser fantástico para a gente desenvolver os projetos necessários para assumir com novidade. Agradeço principalmente ao presidente Heitor Costa. Estou a 6 anos na vice-presidência preparado para assumir essa função que me foi designado – disse após a eleição.
O atual presidente e futuro antecessor de Casagrande, Heitor Costa assumiu o atual mandato em 2022. Até o ano de 1990, as competições eram amadoras e a FFER ainda não possuía sede própria. Foram momentos de crise que resultaram na intervenção da CBF, que acabou realizando uma eleição, no dia 20 de abril de 1989, elegendo o então deputado estadual, Heitor Costa, que permanece no cargo até o presente momento.
Em 5 de agosto de 1990, a entidade saiu do estádio Aluízio Ferreira, onde encontrava-se instalada, e foi para as novas dependências, após uma inauguração, que contou com a presença do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.
O advogado Alexandre Casagrande, em 2018, foi oficialmente apresentado como o novo CEO da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, FFER. Ele é um dos vice-presidentes da atual gestão.
De acordo com a FFER, a convocação das eleições se deve à transição de gestão de longeva. A eleição teve apenas uma chapa denominada Futebol Levado a Sério. A chamada para o pleito foi anunciada segundo a federação desde 26 de janeiro em diário, na página oficial do órgão e afixada no mural presente na entidade.
Justiça comum
Ainda na manhã desta terça, hoje também houve protesto de torcedores na frente da sede da FFER. Ausente na assembleia, o Real Ariquemes protocolou um pedido de tutela antecipa da na 3ª Vara Cível de Ariquemes.
A tutela foi aceita pelo juiz de direito Marcos Vinícius dos Santos Oliveira da comarca. Na deliberação, o magistrado afirmou o acolhimento do pedido de suspensão da eleição. Além disso, ele decidiu pela intimação urgente das partes e uma multa de R$ 100 mil por descumprimento.
De acordo com a FFER não houve nenhuma notificação judicial e a eleição transcorreu naturalmente.