No sábado, 14 de outubro, um eclipse solar, marcado para ocorrer por volta das 13h30 (horário local), promete encobrir boa parte da luz do Sol, transformando a tarde ensolarada em uma breve noite.
Este fenômeno natural não será exclusividade do Acre, sendo visível em todo o Brasil. Contudo, regiões como o Nordeste terão uma intensidade particular, proporcionando um espetáculo ainda mais marcante.
A atração astronômica acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando visível apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda.
Algumas cidades brasileiras, incluindo Natal (RN), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE), e São Félix do Xingu (PA), terão a sorte de testemunhar o eclipse total, contemplando o raro “anel de fogo” durante o fenômeno.
No Acre, a Lua cobrirá impressionantes 70,22% do disco solar, o suficiente para mergulhar parcialmente a tarde em sombras. O ápice desse espetáculo local está programado para às 14h50, com a normalidade retornando uma hora depois.
A duração total do eclipse está estimada em pouco mais de duas horas, prometendo um dia memorável para os observadores do céu no estado acreano.
A anularidade (formação de um “anel de fogo” ao redor da Lua) será visível em dez países: Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil. Em outras partes das Américas – do Alasca à Argentina – será possível ver um eclipse parcial.