A notícia do encerramento de todas as suas atividades esportivas, divulgada sábado, 21/10, através de nota oficial do Vilhenense Esportivo Clube, publicada no Instagram do clube, pegou a todos de surpresa.
A nota enfatiza o período que esteve em atividade, com muito trabalho da presidência, diretoria, comissões técnicas, atletas, torcedores e todos que tiveram contribuição para o bom andamento do clube ao longo desse tempo, mas entendem que chegou o momento de encerrar definitivamente.
CONFIRA A NOTA DO VILHENENSE NA ÍNTEGRA
O Vilhenense Esportivo Clube, através de sua diretoria, vem por meio desta publicação informar a toda imprensa, todos os torcedores e admiradores, o encerramento das suas atividades.
Foram 6 anos de trabalho árduo e investimentos, buscando fazer o melhor pela sociedade Vilhenense, e buscando ser um diferencial no futebol do estado, com muito trabalho de todas as partes, presidência, diretoria, comissões técnicas, atletas, torcedores e demais que tiveram uma contribuição para o bom andamento do clube ao longo desse tempo, sentimos que chegou o momento de encerrar. A falta de apoio público e privado em todos os âmbitos, aliado ao fardo é cansaço, conduzido pelo presidente Waldir Kurtz durante todo esse período, nos levam a tomar essa difícil decisão.
Esse é mais um ciclo que se encerra, e com ele a sensação de dever cumprido, de que todos nós fizemos o melhor, e para tanto uma palavra nos consola diante dessa decisão, GRATIDÃO!
Gratidão a todos que nos ajudaram a construir essa história chamada Vilhenense Esportivo Clube.
TRAJETÓRIA DO LEÃO DO NORTE
Idealizado em outubro de 2017, pelo empresário Waldir Kurtz, que na época também patrocinava o VEC – Vilhena E. C., através de sua empresa, despertava o interesse na disputa do Estadual do ano seguinte (2018), fundando o Vilhenense Esportivo Clube, em 10 de outubro daquele ano, estabelecendo parcerias com empresas especializadas em gerenciamento esportivo e fornecimento de uniformes.
O Vilhenense, que ganhou o apelido de Leão do Norte, fez sua estreia no futebol profissional no Campeonato Rondoniense de 2018, o campeonato foi dividido em 2 turnos, no primeiro turno o Vilhenense foi líder, em 7 partidas a equipe ganhou 4 jogos empatou 2 e perdeu apenas 1 jogo, se sagrando campeão do primeiro turno e garantindo vaga na semifinais, na fase grupos do segundo turno a equipe ficou em 5º lugar. Nas semifinais a equipe enfrentou o Barcelona também de Vilhena e no jogo de ida o Vilhenense perdeu por 2 x 1, e no jogo de volta empate de 1 x 1, sendo eliminado do campeonato, na classificação geral a equipe ficou em 4° lugar.
Em 2019 foi o melhor da história do Vilhenense. O Campeonato Rondoniense foi dividido em 2 grupos, o Vilhenense ficou no grupo B junto com o Ji-Paraná, Guaporé, União Cacoalense e Barcelona, com a equipe fazendo 8 jogos, obtendo 6 vitórias,1 empate e uma derrota, terminando a fase como líder do grupo, e classificado para as semifinais.
Nas semifinais, o Leão do Norte enfrentou o Porto Velho E. C. ficando no empate de 1 x 1 na partida de ida, no jogo da volta o Vilhenense venceu a Locomotiva da capital por 3 x 1, se classificando para a final do campeonato. Na final o Vilhenense enfrentou o Ji-Paraná e no jogo da ida no Biancão, em Ji-Paraná, o Vilhenense conseguiu uma vitória de 1 x 0, levando a vantagem para o jogo de volta, ocorrido no estádio Portal da Amazônia, em Vilhena diante de sua torcida, ficando no empate de 1 x 1, se consagrando campeão rondoniense pela primeira vez e se classificando para a Copa do Brasil e Série D de 2010.
Em 2020 a equipe disputou a Copa do Brasil enfrentando na primeira fase o Boa Esporte (MG), empatando em casa em 1 a 1, sendo assim eliminado. Já no Campeonato Rondoniense de 2020 a equipe estava bem na competição e encaminhado para as semifinais, quando o campeonato foi paralisado por conta da Pandemia do COVID-19, no retorno o clube desistiu da disputa.
Na série – D, a equipe fez a sua estreia ficando no Grupo 1, com o Fast Club (AM), Bragantino e Independente (PA), Rio Branco, Galvez e Atlético Acreano (AC) e , Ji-Paraná (RO), e Galvez. A estreia da equipe foi contra o Bragantino na cidade de Bragança no Pará, sendo derrotada de virada por 3 a 1.
Em 2021, o clube pediu afastamento, retornando no ano seguinte m 2022, disputando na Série – B, se sagrando campeão da divisão de acesso do estadual, retornado este ano de 2023 a disputar a Série – A do rondoniense.
NA BASE
O Vilhenense também conquistou título de campeão. Em 2019 se sagrou campeão estadual Sub-20, e garantiu vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2020.
O Leão do Norte fez parte do Grupo 15, com sede em Itu, junto com o Ituano (SP), Fluminense (RJ) e Socorro (SE). O Vilhenense estreou na copinha em uma quinta-feira, 2 de janeiro contra o Ituano, perdendo por 1 a 0.
O time se despediu ainda na primeira fase, com duas derrotas, a segunda para o Fluminense por 2 a 0, e um empate, com o Socorro (SE) em 1 a 1.
CONQUISTAS
Campeão Rondoniense Série – A, 2019
Campeão Rondoniense Série – B, 2022
Campeão Rondoniense Sub-20, 2019.
Fonte: LSEsporte