Aos 18 anos, João Gabriel Vasconcelos Pinto é um dos expoentes de Porto Velho-RO no futebol brasileiro. Ele saiu de Rondônia para compor a base da Ponte Preta em Campinas, no interior de São Paulo. O lateral direito está no clube desde 2021 e é um dos nomes do time para a Copa SP de futebol júnior 2024.
Desde os 9 anos, Gabriel está na busca por ser jogador de futebol. Ele atuava no Avaí Rondônia quando foi observado em torneio realizado em Ji-Paraná. Cleiton Bremer, observou o atleta ainda na capital rondoniense, e após passagem pelo Rio de Janeiro, ele desembarcou na macaca.
Destaque na base do clube, João Gabriel chegou a atuar entre os profissionais no Paulista A2 contra o Lemense e na Copa Paulista. Motivo de muita felicidade.
– Foi o dia que eu fiquei mais feliz na vida. Eu já tinha ido para alguns jogos no profissional. Só que eu não tinha chegado a estrear. E quando eu recebi a oportunidade fiquei sem palavras. Fiquei muito feliz, fiquei muito grato. Foi um filme que passou na minha cabeça por realizar esse sonho de criança que foi estrear no profissional na Ponte Preta – disse ao ge.globo/ro.
João tem muitos sonhos. Sair de Rondônia para ter uma oportunidade já é uma vitória, mas ele quer mais e figurar entre os grandes. De São Paulo, ele ainda manda um recado para outros talentos jovens de Rondônia.
– Quero chegar à Seleção Brasileira. Acho que é o sonho de qualquer um que almeja algo no futebol. Digo para quem sonha em ser um jogador profissional não desistir, porque não é fácil aqui em Porto Velho, de Rondônia.
Dentre os objetivos de vida do jovem está ser grande. Para isso, se inspira em um ídolo nacional.
– Meu ídolo, e obviamente da maioria do pessoal da minha geração, é o Neymar, não tem outra pessoa. Hoje meu ídolo maior é o Neymar. Conquistou tudo tão cedo. Na minha idade ele já era jogador de Seleção Brasileira. Jogou em outros grandes clubes como o Barcelona, Paris Saint Germain. Isso também é um sonho que tenho em conquistar. Conquistar vários títulos igual ele fez – conta.
A perspectiva de João Gabriel é atuar pela Ponte Preta na Copa SP de futebol júnior 2024. Mas, o atleta avisa, pensa em retornar ao profissional.
– Se pudesse, ia pedir oportunidade em cima também. Professor, pode confiar em mim. Diria a ele – finaliza.
Por Juan Rodrigues — GE- Porto Velho