O Palmeiras terá uma importante semana levando em consideração os jogos entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro. Serão três partidas em apenas oito dias: duas delas contra o Boca Juniors, ambas pela semifinal da Conmebol Libertadores, e outra contra o Bragantino, válida pelo Brasileirão.
Os jogos podem selar o destino da temporada do Palmeiras. Com dois títulos conquistados no ano, Supercopa do Brasil e Paulistão, o clube busca ampliar as conquistas em 2023.
Neste domingo, o elenco iniciou a preparação para os jogos decisivos. Ao todo, serão três treinos antes da viagem para Buenos Aires, na terça-feira, onde enfrenta o Boca, na quinta, pela semifinal do torneio sul-americano. O Verdão ainda treina na Argentina uma vez, na véspera do jogo.
Os três jogos que serão disputados no período de oito dias podem ser considerados os mais importantes do Palmeiras em 2023. Todos têm caráter decisivo para as pretensões do Verdão em aumentar a lista de títulos num ano marcado pela falta de reforços, elenco enxuto e da busca do técnico Abel Ferreira por soluções caseiras.
– Vou voltar a repetir o que digo há três anos. Cada jogo, adversário e contexto são diferentes. Não dá para comparar, agora teremos um jogo pela Libertadores contra um adversário diferente, um campo diferente e agora vamos nos preparar para essa outra decisão e esperamos conseguir chegar em mais uma – disse Abel após a derrota para o Grêmio na última semana.
Os dois jogos contra o Boca, o primeiro deles na Argentina, e o segundo em São Paulo, marcado para 5 de outubro, às 21h30 (de Brasília), mantêm ou não a possibilidade do título mais palpável para o Palmeiras no atual estágio da temporada.
Caso avance para a final, o Verdão estará a apenas um jogo do tetracampeonato da Libertadores. A disputa do título será no dia 4 de novembro, em jogo único, no Maracanã. O rival será brasileiro: Internacional e Fluminense disputam a outra semifinal.
Entre os jogos da Libertadores, o Palmeiras terá o Bragantino como adversário pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Derrotado pelo Grêmio, o Verdão segue sete pontos atrás do Botafogo, que também perdeu na rodada, para o Corinthians. Com isso, o Verdão segue buscando diminuir a vantagem dos cariocas na liderança.
Mesmo considerando difícil reverter a vantagem conquistada pelo Botafogo, o Palmeiras mantém esperança no Brasileirão. O Verdão ainda tem um confronto direto com o rival carioca ao longo das últimas 14 rodadas.
O confronto contra o Bragantino não vale apenas a disputa pela liderança com o Botafogo. O time de Bragança Paulista ocupa a quarta colocação, dois pontos abaixo do Palmeiras. Ou seja, o jogo vale posição dentro do G-4 do Brasileirão.
Após a sequência de três jogos, o Palmeiras ainda terá o clássico contra o Santos, na Arena Barueri, antes de nova pausa no calendário para a Data Fifa. O Verdão, que já teve Raphael Veiga chamado pela seleção brasileira, deve ter mais jogadores convocados por seleções sul-americanas para a disputa de duas rodadas pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Por Redação do ge — São Paulo