A tradicional competição de barco a remo será o principal atrativo da 15ª edição do Barco Cross, que acontece nos dias 3 e 4 de maio em Jaru. As disputas ocorrerão no Bosque Beira Rio, próximo à ponte sobre o Rio Jaru, e contarão com categorias masculina e feminina. Além das provas de remo, o evento também terá competições de futevôlei misto, vôlei de areia (masculino e feminino) e caiaque, nas modalidades velocidade e passeio. Este ano, a premiação ultrapassa R$ 50 mil.
As disputas são tracicionais em Jaru, idealizado em 2006 pelo sargento Cláudio Jesiel de Oliveira, o Barco Cross surgiu com a proposta de unir esporte e natureza. A primeira edição teve apoio dos professores Gracilene Nunes da Silva e Uelton Délio Ribeiro Salomão, além de José Élcio Moreira. As informações históricas são de Elias Gonçalves.
A competição começou com uma corrida de barco com obstáculos, com largada às margens da ponte da BR-364, sobre o Rio Jaru, e chegada no Balneário Toninho Félix. Nos anos seguintes, o ponto de partida foi transferido para o Rio Ubirajara, na Linha 625, mantendo a chegada no local original. O evento cresceu rapidamente: de troféus e medalhas em 2006, passou a premiar em dinheiro já na edição de 2007.
Após um período de interrupção devido à pandemia de Covid-19, o Barco Cross voltou ao calendário cultural do município em 2022. A organização da edição atual é feita pela Prefeitura de Jaru.
Por redação do GE
Foto: Barco Cross/ Divulgação