• Home
  • Futebol
  • Capital vence Porto Velho, faz história e avança para 3ª fase da Copa do Brasil

Capital vence Porto Velho, faz história e avança para 3ª fase da Copa do Brasil

O Capital venceu o Porto Velho, por 3 a 1, na segunda fase da Copa do Brasil e desembolsou mais de R$ 2,3 milhões com a classificação.

A partida aconteceu na noite desta quarta-feira (12.3), no Estádio Juscelino Kubitschek, e ficou marcada na história da Coruja, que participa pela primeira vez na competição.

Os gols do Capital foram marcados por Rikelme e Rodriguinho, no primeiro tempo, e Andrey, no segundo. A Locomotiva diminuiu o placar nos minutos finais com Erivan.

Foto: Mateus Peres

Domínio tricolor

A partida começou intensa com dois lances perigosos nos primeiros cinco minutos. Emerson Bacas, meia do Porto Velho, chutou de longe e assustou o goleiro Reynaldo.

Como resposta, o tricolor avançou pela direita e achou Felipe Guedes livre na área, mas o chute do meio-campista desviou na defesa rondoniense e passou por cima do travessão.

Após esse lance, as ações passaram a ser da Coruja, que criou jogadas pelas extremidades e foi parada somente em lances fortes na área.

A torcida mandante pressionou o árbitro Bruno Pereira para a marcação de pênaltis.

Goleiro salva

Em outra jogada pela direita, Mateus Anderson, aos 18’, teve qualidade para cortar a zaga e entrar na área, cara a cara com o Digão, goleiro adversário que fez defesa salvadora e evitou o que seria o primeiro gol da partida.

Os esforços do goleiro da Locomotiva não foram recompensados. O Capital atacou mais uma vez pela direita, dessa vez com o lateral Vinícius, que fez um cruzamento alto e com direção para a área.

A bola passou por toda a defesa do Porto Velho e encontrou Rikelmi, ultrapassando nas costas. O ponta-esquerda chutou de bate-pronto e abriu o placar da partida aos 34 minutos.

Não acabou por aí. Os Tricolores não deixaram os rondonienses respirarem e ampliaram o placar aos 36’. Em uma troca de passes envolvente que passou pelos dois lados do campo, os meio-campistas Mateus Anderson e Felipe Guedes organizaram uma jogada para quebrar a linha defensiva do Porto Velho.

Gol

O camisa 16 encontrou Rodriguinho em ultrapassagem, que chutou forte, no alto, sem chances para o goleiro. A primeira etapa terminou com domínio e vantagem tricolor no placar.

Foto: Mateus Peres

Controle dos mandantes 

Na volta dos vestiários, o técnico do time rondoniense, nada satisfeito com o resultado, promoveu duas mudanças. Mudando um pouco a proposta para uma mais ofensiva, assim, se arriscando mais no jogo.

Proposta essa que começou surtindo efeito, com uma boa jogada da Locomotiva. Aos 4 minutos bola boa no meio campo para o Emerson Bacas, que chuta tirando tinta do travessão.

Mas logo esse bom futebol se transformou em um time perdido em campo. Com o Capital controlando a partida e tendo sua primeira oportunidade da segunda etapa.

Aos 5 minutos, saída de bola errada da defesa do Porto Velho, que sobrou no pé do meio campo Robert, que chuta forte em cima do zagueiro Athyla.

Pressão

E não parou por aí.

Aos 9 minutos, linda jogada de Riquelme pela ponta esquerda, que dribla todo o time rondoniense e é parado com um carrinho. Falta na entrada da área cobrada por Wallace Pernambucano, que colocado, obriga o goleiro Digão a fazer boa defesa.

Uma primeira metade da equipe da Capital, que controlou a primeira metade do jogo com maestria.

E para coroar essa boa primeira metade de tempo, aos 40 minutos, roubada no meio campo, Andrey lançou em velocidade o atacante Romarinho, que devolveu o passe, cara a cara com o goleiro, meteu uma linda cavadinha. Capital 3×0 Porto Velho.

E já nos acréscimos, num passe enfiado no meio da zaga da Coruja, Erivan faz o gol de honra da equipe visitante.

Final de jogo: Capital 3×1 Porto Velho

Próximos jogos

O Capital volta a campo no próximo domingo (16) pelo jogo de ida da semifinal do Candangão. A Coruja tem como adversário o Ceilândia e vai até o Abadião às 16h30.

Já o Porto Velho, líder do Campeonato Rondoniense, ainda não conhece seu próximo adversário na competição. A tabela do returno ainda não foi divulgada pela Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER).

Ficha Técnica

Capital 3×1 Porto Velho

Copa do Brasil  – Segunda fase– Jogo único

Estádio JK, Paranoá – DF,12/03/2025, 20h

Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)

Assistente 1: Luanderson Lima dos Santos (Ba)

Assistente 2: Daniella Coutinho Pinto (BA)

4º árbitro: Matheus de Moraes  Silva (DF)

Analista de campo: Marrubson Melo Freitas (DF)

Capital:

Reynaldo; Vinicius, Richardson, Éder Lima e Mattheus Gonçalves; Felipe Guedes, Rodriguinho e Robert; Rikelmi (Andrey), Mateus Anderson e Wallace Pernambucano (Kauan).

Técnico: Marcelo Cabo.

Gols: Rikelmi (34′ – 1ºT), Rodriguinho (36′ – 1ºT) e Andrey (40′ – 2ºT).

Cartão amarelo: Rikelmi.

Porto Velho:

Digão; Athyla, Maurício (Iverton), Capa e Crystian (Lucas); Icaro Marques, Anderson e Emerson Bacas; Endrean (Will), Rodney William e Luan Viana (Rafael Luz).

Técnico: Paulo Eduardo.

Gol: Erivan (47′ – 2ºT).

Cartões amarelos: Emerson Bacas, Digão, Paulo Eduardo e Capa.

Público e Renda

Público presente: 4.223

Renda: R$56.230,00

Por Diller Abreu e Lucas de Moraes

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

DESTAQUES

Veja Mais

VEJA MAIS

Matheus Leoni: O rondoniense com passaporte carimbado no futebol europeu

Com mais de 10 anos de carreira internacional, Matheus Leoni é um dos nomes mais…

Galvez vence o Rolim de Moura pelo Brasileiro Feminino Série A3

As meninas do Rolim de Moura estrearam no Brasileiro Feminino Série A3 fora de casa,…

Rafael Sales vence prova dos 400mts jogos universitários de São Paulo

Neste final de semana aconteceu os jogos universitários de São Paulo no Parque do Ibirapuera…