A Federação Paulista de Futebol anunciou nesta segunda-feira (25) a definição dos 32 grupos da primeira fase da 55ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior torneio de categorias de base do Brasil. Rondônia será representada por duas equipes: o Genus e o Gazin Porto Velho, classificados após as campanhas de destaque no Campeonato Rondoniense Sub-20.
O Gazin Porto Velho foi campeão estadual sub-20 com classificação antecipada por duas rodadas, disputará seus jogos no Grupo 27, com sede em Santo André. O grupo também conta com o atual campeão Corinthians, o anfitrião Santo André e o Rio Branco-AC.
Os treinos oficiais do Porto Velho começam na próxima semana (02/12), com reforço de atletas da categoria sub-17, que já estão em atividade.
O Campeonato Rondoniense Juvenil em andamento, o sub-17 se classificou em segundo lugar no Grupo A, somando sete pontos, com duas vitórias, um empate e uma derrota. A equipe ficou atrás apenas do Rondoniense, que lidera a tabela com dez pontos.O Genus, vice-campeão da competição estadual, integrará o Grupo 18, com sede em Votorantim, ao lado de Votoraty, ABC-RN e Novorizontino. A equipe já iniciou os treinamentos para o torneio, apostando em uma preparação intensa para surpreender os adversários.
O sub-20 do Porto Velho conquistou a vaga para a Copa São Paulo ao se classificar em primeiro lugar na classificação geral, somando oito pontos em quatro jogos, com duas vitórias, dois empates e nenhuma derrota. Este é o primeiro título do clube nesta categoria. O Genus foi vice-campeão do Campeonato Rondoniense Sub-20.
O histórico da participação rondoniense na Copinha destaca a importância do torneio como vitrine para jovens talentos. Em 2023, o Porto Velho somou um ponto na fase de grupos ao empatar com o Marília.
A equipe retorna a competição que em 2023, Porto Velho somou um ponto empatando com o Marília no Grupo 17 com sede em Marília ao lado do Marília, São Paulo e o CSP (PB).
Em 2017, a equipe representante foi o Genus no Grupo 13, que tinha como adversários as equipes paulistas: São Paulo, Capivariano e União Barbarense.
No primeiro jogo, o Genus foi goleado por 6 a 0 contra o São Paulo. Destaque para o confronto do zagueiro da Seleção, Éder Militão, que anotou um gol contra o ‘auri grená’.
Em seu segundo jogo, outra goleada por 6 a 0 e dessa vez para o Capivariano, em Capivari, na última partida da Copinha, o Genus marcou seus primeiros gols na derrota para o União Barbarense, o placar ficou 4 a 2 para o time paulista.
Por Juan Rodrigues / ge — Porto Velho, RO