Em março de 2020, o governo de Rondônia assinou a ordem de serviço para reforma e modernização do estádio estadual João Saldanha, em Guajará Mirim, distante cerca de 350 km da capital Porto Velho, com capacidade para três mil pessoas. A obra deveria contemplar a ampliação da cobertura da arquibancada, pinturas, banheiros, vestiários, torres de iluminação, alambrado, muros e o campo de jogo (gramado), além de câmeras de vigilância.
O prazo para entrega dos serviços contratados era de 180 dias (seis meses), e o valor licitado e acordado na época foi de R$ 1.127.902,19 (Um milhão, cento e vinte sete mil, novecentos e dois reais e dezenove centavos), recurso proveniente da União, através do Ministério do Esporte, via intermediação contratual de repasse nº 862914/2017 com a Caixa Econômica Federal (CEF).
A obra foi iniciada, mas foi paralisada por conta do período eleitoral daquele ano. Já em junho de 2021, as obras foram retomadas, porém com um aditivo, com o custo da obra passando para R$ 1.309.259,02 (Um milhão, trezentos e nove mil, duzentos e cinquenta e nove reais e dois centavos), sendo incluso o serviço de terraplanagem. Porém não houve conclusão das obras, e quatro anos depois, o estádio continua em completo abandono.
O local se tornou um ponto focal para atividades ilícitas, e destrutivos que afetam a segurança e o bem-estar dos moradores, principalmente dos residentes no entorno e região do espaço esportivo. Além disso, há a deterioração física do local que contribui para a degradação do ambiente urbano do município, dada a localização do estádio, prejudicando a atratividade da área. e a dissipação dos investimentos.
NOVAS PROMESSAS
Por ocasião do evento da Rondônia Rural Show realizado em Ji-Paraná entre os dias 20 e 24 de maio último, a deputada Dra. Taíssa e o secretário da SEJUCEL Junior Lopes falaram sobre o estádio João Saldanha.
O secretário da SEJUCEL, Júnior Lopes esclareceu que o processo de distrato com a empresa anteriormente responsável pela reforma foi concluído, possibilitando que uma nova licitação possa ser realizada. “Durante um ano inteiro, tratamos sobre o distrato com a empresa anterior. Agora, estamos encaminhando uma nova licitação para uma nova empresa iniciar a reforma”, explicou, o secretário
A deputada disse que a reforma do estádio está orçada em cerca de três milhões de reais, com parte dos recursos fornecidos pelo governo estadual e outra parte garantida por emendas parlamentares que ela mesma está assegurando. “Eu já estou liberando os recursos para serem enviados e logo vamos apresentar o cronograma em relação a essa obra, que é tão importante” destacou a deputada.
Ainda conforme o secretário da SEJUCEL, o governador Marcos Rocha colocou Guajará-Mirim como prioridade. “Vamos encerrar com chave de ouro, trazendo de volta o Estádio João Saldanha para nossa comunidade”, afirmou Junior Lopes.
VEJA COMO SE ENCONTRA O ESTÁDIO
Fonte: LS Esporte / J Lima